Escolha a Marca

O Ócio e o Negócio - 5 segredos para o êxito do seu negócio

Neste artigo vamos explorar cinco situações que podem contribuir para que o seu negócio tenha sucesso.

loja de perfumes dedicação e interesse

1 Dedicação

Comecemos pela etimologia da palavra negocio.

A origem desta palavra está na palavra ócio. Ora em latim a palavra otium significa tempo livre, ou sejas tempo que pode dispor como lhe aprouver. Não confundir este otium com preguiça ou vagabundagem. Otium e o tempo que tem livre para si, par seu uso próprio. Por exemplo: um dia feriado é um dia de ócio o que não significa que a pessoa fique em casa sem fazer nada. Até o pode fazer, mas a pessoa gere o seu ócio como lhe aprouver. Ora em latim a negação de qualquer palavra é feito com a preposição neg antes. Então negocio é negar o ócio de onde podemos concluir que quem tem um negocio tem o seu ócio bem ocupado ou não tem ócio de todo.

2 gostar e saber

Se a pessoa que gere um negocio não tem ócio é bom que trabalhe numa área que lhe de prazer, isso porque tem que ocupar o seu ócio com o que gosta. Por exemplo ao gerir uma loja de perfumes é importante que a pessoa goste de perfumes e queira aprofundar conhecimentos nessa área.


experiência loja perfumes

3. a experiência na área

Nem sempre a experiência numa área é um fator determinante para o sucesso do negócio. Há uma situação (chamada na linguagem de negócios de case study) que aconteceu no Brasil e que mostra que a experiencia nem sempre é um bom valor a ter causa, quando se contrata um funcionário, por exemplo. Um cidadão apanha um táxi à saída do hotel para o aeroporto. No Brasil, tal como nos Estados Unidos, há um vidro de segurança entre o condutor e o passageiro. O condutor informa que pretende ir para o aeroporto e toma o seu lugar. A viagem decorre com todas as cutelas, em velocidade até um pouco devagar, mas o passageiro acha que o taxista está demasiado calado. Preocupado com o homem abre o vidro de separação e dá um toque no ombro do taxista para lhe perguntar se estava tudo bem. O homem dá um grito, sai da estrada e bate num poste. Vira-se para o passageiro, lívido e diz-lhe:” O senhor desculpe, mas fui durante 2 anos condutor de caros funerários e por isso me assustei quando tocou nas minhas costas. Esta situação procura demonstrar que ter experiência numa área (condução, neste caso) não nos torna capaz de termos sucesso numa profissão que depende da condução. O segredo segundo Darwin é a adaptabilidade. Quem vence não é o mais forte ou o mais capaz, mas o que melhor se adapta.

4. Dar atenção ao cliente

Em meados do seculo XX aconteceu uma situação que pode servir para ilustrar este item. Uma fabrica (julgo qua a Philips na Holanda) contratou um engenheiro para supervisionar uma linha de produção. Nessa linha de produção os trabalhadores exerciam as suas tarefas em várias bancadas todas em linha, ao modelo da Ford em que cada trabalhador é treinado para executar uma única tarefa. O jovem engenheiro começou por perguntar aos trabalhadores se tinham alguma sugestão para melhorar as condições de trabalho. Um razoável número de pessoas referiram que seria importante melhorar a iluminação. Assim, o engenheiro propôs que a iluminação das bancadas fosse melhorada. Os resultados da produção nesse mês mostraram melhorias grandes e estas foram atribuídas à melhoria da luminosidade nas bancadas de trabalho. Então no mês seguinte foi aumentada a luminosidade novamente e mais uma vez os resultados mostraram melhorias. Assim foi por uns tempos até que a direção analisando os custos de energia concluiu que eram de tal forma elevados que não poderiam continuar a ser suportados e, portanto, a iluminação teria que ser reduzida para todos os trabalhadores. Isso mesmo foi explicado aos funcionários e para surpresa geral a produtividade não baixou. Ou seja, o que aumentou a produtividade não foi o aumento da luminosidade, mas o facto dos trabalhadores se sentirem ouvidos.

5. Cultura e bom senso

Faz anos uma empresa de produtos lácteos para criança (papas de bebé) lançou um conjunto de imagens nas suas caixas de farinha para crianças que fazia a seguinte associação de imagens:

1ª imagem: uma criança magrinha

2ª imagem: A criança magrinha era alimentada com a dita papa

3ª imagem: A criança estava sorridente e gordinha.

Esta campanha foi um sucesso em todo o mundo, mas foi um fiasco enorme quando a campanha foi lançada nos países árabes. As vendas do produto baixaram, ao contrário do que era esperado e do que tinha acontecido nos restantes países. Porquê? Simples, ninguém se lembrou ou sabia que nos países árabes as pessoas leem da direita para a esquerda e portanto a imagem que obtinham dos benefícios da papa eram absolutamente ao contrário daqueles que a empresa esperava.


sucesso loja perfumes

Como gerir o seu negócio com sucesso online na internet Posted by Admin 16/11/2017

Quer dar-nos a sua opinião?

O seu nome:

A sua mensagem


Perfumes Guerlain

Blog:


Os melhores perfumes de sempre

Os perfumes juventude

Como acabar com os piolhos

Leia todos os artigos

Aceitamos pagamento em Bitcoin

Bitcoin accepted here O que é isto?
bitcoin accepted here

Qual o meu perfume preferido?

perfume de Brad Pitt

Já pode consultar os perfumes dos famosos.