Escolha a Marca

Ligue WhatsApp: 91 945 59 01

contato whatsapp
send perfumes to europe custos de envio para a europa

Aromaterapia é o conceito da procura do equilíbrio usando o olfato.

Fig1 - Aromaterapia a cura pelos óleos essenciais

Porque é que a aromaterapia e importante?

Desde sempre que os humanos utilizaram as plantas como base de curas e para manter o equilíbrio. As plantas era usadas sob a forma de óleos porque senão secavam. A única forma de usar as plantas durante todo o ano era extraindo o seu óleo. É por isso que a extração de óleos das plantas e a sua utilização na cura humana existiu desde sempre. Talvez o caso mais conhecido, seja o dos egípcios, uma vez que nos seus túmulos se encontravam óleos, mas antes deles já os chineses faziam uso dos óleos.

Provas que podem validar a aromaterapia.

Apresentamos seguidamente alguns factos que mostram que o uso da aromaterapia ajuda a prevenir e a curar doenças.

  • Durante o séc. XVII em França verificou-se que havia duas classes profissionais cujos trabalhadores não adoeciam frequentemente: Os perfumistas e os fazedores de luvas. De referir que as luvas continham um teor elevado de perfume, feito com óleos essenciais.
  • Na altura da peste negra era comum a existência de ladrões de sepulturas. Estes homens desafiavam duas vezes a morte, porque ao roubarem um cadáver poderiam apanhar a peste e se fossem apanhados no roubo a justiça punia-os com a morte. No entanto, nesta altura foi estabelecida uma alteração a esta lei: Os ladrões de sepulturas eram poupados, desde que ensinassem o seu método para não serem contagiados pela peste. A sua receita era só uma: Uma mistura de canela, cravo-da-índia, limão, alecrim e eucalipto. Embora as quantidades de cada um dos elementos variasse, todos os ladrões usavam esta receita e não eram contagiados pela peste negra.
  • Há uma experiência que mostra como a aromaterapia nos afeta. Se esfregar um dente de alho na sola do seu pé, passado poucas horas o seu hálito terá o cheiro a alho. É curioso saber que o nosso corpo liberta os aromas de forma diferente: Alguns aromas são libertados pela exalação, outros por transpiração, mição etc. 

Admite-se que a aromaterapia pode atuar no indivíduo de três formas:

1. Fisiologicamente: através das características químicas dos diferentes constituintes dos óleos essenciais (OE)  que podem atuar como analgésicos, anti-inflamatórios, antifúngicos, estimulantes, sedativos, etc.

A sua administração pode ser feita através de:

banhos, massagens (neste caso, os OE penetram no corpo pela pele e alcançam a corrente sanguínea, há uma maior possibilidade de absorção do OE porque a massagem provoca afluxo sanguíneo à epiderme),

inalação os óleos essenciais têm acesso aos pulmões

ou por ingestão óleos essenciais têm acesso ao aparelho digestivo.

2. Psicologicamente: o efeito é exercido sobre a mente, principalmente, através da inalação, porque o aroma de cada OE vai influenciar o sistema límbico, responsável pela regulação de diversos processos emocionais.

3. Energeticamente: os OE têm um efeito sobre a energia do nosso corpo, pelo que a sua utilização frequente, vai influenciar física, mental e emocionalmente 

Que doenças podem ser tratadas com aromaterapia?

São várias as doenças que são passíveis de ser tratadas através da aromaterapia. De entre as quais destacam-se, stress, ansiedade, depressão, entre outras.

Um estudo realizado pela OMS que pretendeu avaliar os custos induzidos pelas doenças que mais afetam o mundo, concluiu que as doenças mentais estão entre as mais dispendiosas sendo os custos necessários aos tratamentos superiores aos do cancro e aos das doenças cardíacas.


Aromaterapia, essencias, oleos essenciais, difusores Posted by Admin 21/03/2017

Quer dar-nos a sua opinião?

O seu nome:

A sua mensagem


loja de perfumes mais baratos cheirabem

Blog:


O que é o envio a cobrança

Como tratar o acne

Sucesso no amor

Leia todos os artigos

Qual o meu perfume preferido?

perfume de Brad Pitt

Já pode consultar os perfumes dos famosos.